Dados comprometidos em megavazamentos, senhas de e-mail expostas, tudo isso pode ser um verdadeiro pesadelo nas nossas vidas e ninguém está cem por cento seguro. Proatividade e prontidão são indispensáveis no nosso mundo digital hoje. Saber como agir e o que esperar é a chave para se proteger e minimizar os possíveis riscos e ameaças digitais.
Quando ocorre um grande incidente, como um vazamento de dados, uma invasão ou sequestro digital, logo sabemos através dos noticiários. O melhor, sempre, é partir da premissa de que você também foi afetado. A única vantagem, por assim dizer, é que você é um entre centenas de milhares ou até milhões, portanto, os criminosos podem até nunca mexer com as suas informações. Mas, ainda assim, não é uma questão de “se” você sofrer uma invasão, mas de “quando”.
Algumas exposições podem não ser tão simples de detectar. A primeira indicação de que um criminoso comprometeu seu cartão de crédito pode ser um item inesperado no seu extrato, portanto, dê sempre atenção às contas de cartões, se atente aos detalhes. Criminosos ocasionalmente podem efetuar compras pequenas, apenas para ter certeza de que o cartão está apto, antes de realizar uma compra maior. Com sorte, seu banco irá detectar atividades suspeitas e bloqueará seu cartão.
Criminosos podem roubar suas informações pessoais, sua identidade, e usá-las para abrir contas ou até emitir cartões de crédito. Golpistas também podem usar uma conta de e-mail ou de alguma rede social para disseminar spam, ou enviar mensagens fraudulentas para seus contatos. São os infames golpes por WhatsApp, contas roubadas nas redes sociais, perfis fraudulentos, entre outros, que vemos diariamente.

Na grande maioria dos casos, os usuários descobrem que foram invadidos quando não conseguem acessar alguma de suas contas, visto que a primeira medida mais comum tomada pelos criminosos é a de alterar a senha de acesso. Por isso, é preciso agir com rapidez e priorizar as ações para remediar o incidente. A seguir, listamos algumas medidas importantes para serem tomadas, caso você seja vítima de uma invasão.
- Tentar redefinir a senha de acesso pode ser uma medida eficaz, com sorte, os criminosos podem não ter tido tempo de desassociar seu e-mail principal da conta.
- Avise ao maior número de pessoas possível que sua conta foi tomada. Pode ser através de um post em alguma rede social, assim as pessoas ficam menos propensas a cair em possíveis golpes.
- Verifique se sua conta do banco ou qualquer outro serviço financeiro foi afetada, caso os golpistas tenham invadido uma conta em um sistema de pagamento ou com um cartão de crédito associado.
- Verifique outros serviços ligados à conta em questão, se há, acesse as contas, desvincule-os da conta invadida e altere as senhas.
- Entre em contato com suporte técnico da conta afetada e tente restaurar o acesso. Veja os canais de suporte para WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e Google.