Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança cibernética é um tema extremamente importante para empresas de todos os tamanhos e setores. E, com a pandemia, a segurança tornou-se ainda mais imprescindível.
Isso se deve ao fato de que muitas empresas tiveram de adotar o modelo de trabalho remoto às pressas, o que dificultou a implementação de controles e melhores práticas de segurança digital. Em tempos de tanta incerteza, é essencial que os altos executivos não apenas tomem consciência do real valor da segurança cibernética, mas compreendam verdadeiramente sua relevância para todas as operações diárias.
Ataques cibernéticos podem acarretar prejuízos substanciais. Um estudo da IBM Security sobre o impacto financeiro das violações de dados nas empresas revela que uma violação de dados custa, na média global, US $3,8 milhões para as companhias. O estudo também mostra que o número de dias para identificar um incidente é de 265, e o número de dias para conter uma violação é de 115.
Claramente, o cibercrime é extremamente caro para as empresas e muito lucrativo para os criminosos. Quando não se prioriza a segurança cibernética ou quando não há consideração de sua real importância, a longo prazo, as chances de prejudicar diretamente os resultados da organização aumentam consideravelmente.
Incidentes cibernéticos podem prejudicar a reputação de sua empresa, e, em alguns casos, o dano pode ser irreversível. Se você não agir de modo a proteger adequadamente os dados que a sua empresa detém para evitar violações e ataques cibernéticos, hoje, isso repercute de maneira extremamente negativa. Assim, sua empresa pode ser vista como negligente, o que consequentemente afasta clientes, investidores ou quaisquer outras partes interessadas. Essa perda de confiança pode ser extraordinariamente difícil de se recuperar.
Segurança cibernética é assunto sério, afeta a todos. Hoje, o mundo é digital, portanto, estamos inerentemente comprometidos com a segurança cibernética. Assim devemos, como indivíduos, estar bem cientes da grande valia que tem a cibersegurança. Da mesma forma, tanto como indivíduo quanto como empresa, devemos também estar cientes das formas pelas quais os delitos cibernéticos podem facilmente transitar de um dispositivo único para uma rede inteira da empresa; somos todos responsáveis. Se, porventura, um dispositivo pessoal infectado se conecta à rede ou sistema de uma empresa, ele pode infectar os outros sistemas, assim como um clique errado pode causar uma avalanche de desastres.
Em última análise, o crime cibernético é uma realidade infeliz do mundo atual, que permanece onipresente. Consequentemente, as organizações devem incentivar uma cultura de segurança, ter responsabilidade digital e reconhecer a importância da segurança cibernética. Deste modo, entendendo verdadeiramente sua real magnitude, idealmente serão tomadas medidas mais proativas para priorizar a segurança cibernética de maneira estratégica.