A relevância dos dados nas operações de fusões e aquisições.
No cenário atual, os dados estão ganhando cada vez mais destaque. Principalmente com os diversos escândalos de vazamentos recentes de gigantes do mundo digital como Facebook, Uber e Netshoes. Além do valor comercial, a acusação de desvio de dados para manipular as eleições sobre Donald Trump demonstra que o valor dos dados vai além e está cada vez menos abstrato.
Claramente, gestores têm de pensar na privacidade dos dados, e compreender que o investimento em segurança digital é um investimento para o negócio. A evolução tecnológica traz riscos cada vez mais complexos e negligenciar o tema pode ser um caminho ao futuro (falho) do negócio.
Pontualmente em operações de fusões e aquisições, o mapeamento e histórico de riscos (passivos e ativos) torna-se um aspecto importante na análise de sinergias entre os negócios. Ainda assim, por falta de conhecimento técnico, de forma geral é um grande desafio entender ameaças e riscos para um profissional de M&A. É de praxe um checklist rotineiro e genérico relacionados à segurança digital, mas, frequentemente, esse ainda é um assunto incorporado em questões sobre outras áreas de risco. Com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), essa conduta genérica dará lugar a parâmetros legais mais rigorosos.
A LGPD trará compulsoriamente premissas para o tratamento de dados, transparência e obrigação de aviso às autoridades em caso de vazamentos de dados. O não cumprimento das exigências trará custos significantes para empresa. Assim, para empresas em processo de fusão ou aquisição, será de suma importância dar a atenção devida à área de segurança digital, para que um prejuízo possivelmente estratosférico não recaia no comprador dos ativos.
Evidentemente riscos relacionados à segurança digital devem ser acertados com mais importância. Pode-se dizer que a due diligence com foco em segurança digital torna-se cada vez mais ativa principalmente em negócios de M&A e deve se tornar parte central do tema governança com análises críticas de políticas, privacidade, proteção e os procedimentos de segurança na era digital.